Saltar para conteúdo
O esforço de paz e a cooperação, a presença consultar e diplomática de Portugal no estrangeiro e a internacionalização da língua, da cultura e da economia portuguesa são as prioridades do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
- Contribuir financeiramente para os esforços de paz em reação à agressão russa à Ucrânia. Desenvolver as relações bilaterais com os países próximos e aliados, assim como a participação nacional nos temas mais prementes nas instâncias multilaterais, afirmando o papel indispensável de Portugal na ligação entre a Europa, o Atlântico Norte e o resto do Mundo.
- Apoio à diáspora portuguesa, modernizando a rede consular (incluindo a criação da aplicação Consulado Virtual); digitalizando a rede de ensino de português no estrangeiro; executando programas de apoio cidadãos em situação de vulnerabilidade (incluindo na Venezuela), financiando programas de apoio ao associativismo e aos órgãos de comunicação social; apoiando e acompanhando os investidores dessa diáspora.
- Reforçar a ação da Cooperação Portuguesa, duplicando o orçamento do Camões, I.P. para programas, projetos e ações, assegurando o aumento gradual e sustentável da nossa Ajuda Pública ao Desenvolvimento e estabelecendo um mecanismo de comunicação antecipada pelas várias áreas governativas das verbas a despender em cooperação para o desenvolvimento em 2023.
- Financiar as medidas e programas para apoiar a internacionalização da economia portuguesa, o fomento do investimento orientado a mercados externos, a captação de investimento estrangeiro e a promoção da imagem de Portugal e das marcas portuguesas no exterior, através da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E. P. E.